30 de jun. de 2009

CESPE - Provas e Concursos Públicos 2009

Cespe. Provas e Gabaritos 2009.


Perguntas freqüentes realizadas pelos concurseiros sobre a CESPE.


A CESPE realiza apenas concursos e vestibulares?

Não. Além da organização de concursos e vestibulares, a CESPE (www.cespe.unb.br) também organiza o Programa de Avaliação Seriada (PAS), faz avaliações de sistemas educacionais, prepara capacitações e treinamento para funcionários, avaliação de projetos, consultorias e avaliações das escolas da rede pública e privada de ensino fundamental e médio. A CESPE (www.cespe.unb.br) coordena ainda, há 10 anos, o Programa de Interação com os Ensinos Médio e Fundamental, cuja proposta é viabilizar a interação dos sistemas de ensino superior e de ensino básico. O programa oferece cursos voltados aos professores, sugerindo modificações que contribuam para a melhoria dos sistemas de acesso ao ensino superior.

É importante ler o edital dos concursos da CESPE?

Definitivamente. O candidato que lê atentamente o edital, com certeza, tem vantagem em relação aos outros inscritos. Afinal, esse documento é a lei que rege o processo seletivo e dita os direitos e os deveres tanto da instituição organizadora quanto dos participantes. Pelo edital, é possível conhecer as formas de inscrição, os tipos de avaliações aplicadas, os critérios de classificação e o prazo para recursos.

É possível contestar regras estabelecidas no edital?

Não. A inscrição em um processo seletivo implica a conseqüente aceitação das normas contidas nos comunicados e editais publicados. Assim, é de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes ao concurso público na imprensa oficial e divulgados na Internet, no site da CESPE, www.cespe.unb.br/concursos.

Além da internet, como posso receber informações e esclarecer dúvidas sobre processos seletivos da CESPE?

O candidato poderá obter informações na Central de Atendimento da CESPE (www.cespe.unb.br), localizada no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências (ICC), ala norte, mezanino – Asa Norte, Brasília/DF, por meio do telefone (61) 3448 0100. Entretanto, não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horários de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem divulgados.

Não fui classificado no concurso da CESPE. Ainda assim, gostaria de saber minha pontuação. Isso é possível?

A CESPE (www.cespe.unb.br) publica em edital apenas as notas dos candidatos classificados, mas possibilita, a todos, os mecanismos necessários à conferência de sua pontuação, bastando, para isso acessar o gabarito oficial definitivo e o espelho de sua folha de respostas no site do Centro. Vale ressaltar que alguns processos seletivos têm várias fases de caráter eliminatório, o que impede a divulgação de classificações parciais, pois só existe a classificação final. Caso o candidato queira mais informações a respeito de seu desempenho, ele deve enviar requerimento à Central de Atendimento da CESPE (www.cespe.unb.br), via e-mail ou fax.

Porque todos os documentos disponibilizados no site da CESPE estão no formato PDF?

Documentos em PDF são mais difíceis de serem alterados. Dessa forma, essa opção resguarda a fidelidade dos documentos divulgados e garante maior segurança ao processo.

A CESPE divulga o número parcial de inscritos nos concursos?

Não. O Centro divulga apenas o número final de inscritos, consolidado após a conferência das inscrições e respectivo pagamento da taxa na rede bancária. Além disso, nem todos os processos seletivos a demanda é vinculada.

Após ser aprovado, como o candidato é informado da posse no cargo para o qual prestou o concurso?

Os questionamentos e comunicados sobre a convocação e a contratação após a homologação do resultado final do concurso público são de responsabilidade do órgão contratante. A CESPE (www.cespe.unb.br) é responsável apenas pela realização do concurso.

Existe alguma bibliografia específica que possa ser utilizada para estudar para um concurso público?

A CESPE (www.cespe.unb.br) não indica bibliografia para os concursos públicos que realiza. Os objetos de avaliação constam do edital de abertura. O Centro não dispõe de informações relativa a material de estudo ou a referência bibliográfica.

Como faço para abrir os arquivos disponibilizados no site do CESPE?

Para abrir os arquivos é necessário ter instalado no seu computador o programa Acrobat Reader, obtido gratuitamente na página www.adobe.com.br.

Como obter uma certidão de aprovação em concurso?

Para obter uma certidão de aprovação, é necessário que candidato envie uma solicitação formal, devidamente assinada, juntamente com cópia do RG e CPF (frente e verso) ao Cespe/UnB, exclusivamente via postal, para a Central de Atendimento da CESPE (www.cespe.unb.br), Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências (ICC), mezanino da Ala Norte, Asa Norte, Brasília (DF), CEP: 70910-900. Também é necessário enviar os dados completos do requerente e do concurso, além de endereço para correspondência. Vale ressaltar que esse documento é emitido somente aos aprovados em todas as fases do concurso.

A demanda candidato/vaga é divulgada pela CESPE?

A divulgação da demanda do concurso é facultativa. Caso seja feita, estará disponibilizada na página eletrônica da CESPE (www.cespe.unb.br), em data próxima à divulgação do local e horário de provas.

Quais documentos são aceitos como títulos nos concursos em que há a fase de avaliação de títulos?


Em cada concurso, os títulos exigidos são estabelecidos em edital. A interpretação desse edital, no que diz respeito aos títulos e aos documentos exigidos para sua comprovação, é de responsabilidade de cada candidato. Se, no entanto, a dúvida persistir, é recomendável que o candidato apresente os documentos que julgar válidos. Somente a banca de avaliação de títulos poderá, mediante a análise dos documentos, dar um parecer final quanto à validade dos mesmos.


Caso ainda possua duvidas em relação a CESPE, deixe seu comentário que brevemente responderemos.

Nenhum comentário: